quinta-feira, 30 de junho de 2016

Coração de mãe sofre!

Olá, 

Escrevo hoje para contar mais um proeza da Cecília. A "Cissa", como é chamada por todos, é muito espoleta, desastrada e afobada. Ela é muito ativa! Está sempre disposta, brincando e falando. E como fala! Até os manos chamam ela de tagarela. Ela já me deu vários sustos! Uma vez, me ligaram da escola para dizer que ela tinha caído do escorregador. Que tinha batido com a cabeça. Outra vez, ela caiu no salão de festas do condomínio e quase quebrou o nariz. Sem contar a vez que machucou o pé na roda da bicicleta (considero esta a pior de todas).
Terça-feira desta semana, Cissa se machucou de novo. Caiu de um balanço na escola e cortou o queixo. Tive que sair correndo do trabalho para buscá-la e levá-la ao hospital. O hospital aqui de São Leopoldo, o Centenário, estava lotado. Estavam atendendo, somente, emergências. Tivemos que aguardar, pelo menos, uns 40 minutos até sermos atendidas. O corte foi grande. Mas, não foi profundo. Por isso, não precisou de pontos. Um alívio para a mãezinha aqui.
Voltamos para casa com um curativo e com a recomendação de cuidar para não bater e nem pegar sol. Não bater, para não abrir ainda mais o corte e, não pegar sol, para não deixar mancha na pele. Temos que trocar o curativo, pelo menos, uma vez ao dia. Lavar bem o corte com, somente, água e sabão neutro, secar bem e colocar um micropore. É horrível! Pois, ela chora muito! Tadinha... O médico receitou Alivium para dor. Mas, ela se queixa de dor mesmo tomando a medicação. E o pior de tudo, é que vai longe a função! Vou postar umas fotinhos do queixo e das outras vezes que ela se machucou para vocês entenderem a gravidade e a minha preocupação. 
Um bjo
Trimamãe




terça-feira, 28 de junho de 2016

O Desfralde

Olá meus queridos amigos!

Hoje, resolvi tirar um tempinho para falar um pouco sobre o desfralde. Ouço, com muita frequência, as pessoas falarem que devemos tirar a fralda de nossos filhos quando eles completam 2 anos de idade. Eu, particularmente, discordo. Não acho que seja a idade mais apropriada. Logo que meu trio completou 2 anos, a escola em que eles frequentavam, orientou os pais a iniciarem o trabalho de desfralde. Eu, ignorei completamente. Minha opinião a respeito é que devemos tirar a fralda quando nós (mães e pais) acharmos que está na hora certa. Vou explicar o porquê. Meus filhos, com 2 anos de idade, mal tinham começado a falar. Eles não conseguiam, ainda, pronunciar "Mamãe, quero fazer xixi". Um detalhe tolo? Talvez para alguns. Mas, para mim, fundamental. Eu sentia eles tão imaturos para tal imposição. Sim, porque é uma imposição. Você tira a fralda da criança e explica que a partir daquele momento, ela terá que fazer xixi no vaso, no banheiro. 
Ela irá, com certeza, demorar a entender. Ela fará muitos xixis e cocôs na calça. E no começo, a gente entende, explica várias vezes. Mas, se esse tempo de adaptação for muito grande, acaba se tornando cansativo. Cansativo para os pais e, principalmente, para a criança também. Acho que o desfralde tem que ser um momento de mostrar para a criança que ela está crescendo, se desenvolvendo. Ou seja, na minha opinião, ela tem que entender o porquê de não poder mais fazer xixi ou cocô na fralda. 
Eu iniciei o processo de desfralde do trio com quase três anos. Tirei a fralda de um de cada vez. A primeira foi a Júlia. E foi super tranquilo! Tenho certeza que fiz na hora certa. Depois da Júlia, foi a Cecília e, por último, o Tiego. O Tiego demorou um pouco mais a se adaptar com a nova fase. Ele tinha preguiça de ir ao banheiro. Mas, no final deu tudo certo. Todo o processo demorou em torno de 3 meses. Foi um alívio para os nossos bolsos... hehehe... Gastávamos, em média, de 20 fraldas por dia. Uma despesa, na época, de quase R$ 300,00 por mês. 
Hoje, com 4 anos e meio de idade, eles já dormem sem fralda. Cecília e Júlia dificilmente, fazem xixi na cama. Mas, o Tiego depois que a temperatura caiu bastante no mês passado, começou a fazer xixi na cama quase que todas as noites. Temos que acordar várias vezes na madrugada para levá-lo ao banheiro. Do contrário, ele acorda todo molhado. Uma função! Mas, faz parte. Segundo, um pediatra, dos muitos que já consultamos, é normal a criança fazer xixi, eventualmente, na calça até os 5 anos.
Por isso, mamães de plantão, minhas queridas amigas! Não se sintam culpadas por não conseguirem tirar a fralda de seus filhos com dois anos. Esperem um pouco mais. Conversem bastante primeiro com a criança. Façam deste momento uma alegria a mais para eles. Uma fase de conquistas, e superação! Será muito mais fácil e tranquilo para vocês e menos traumatizante para a criança.
Sei que este assunto é bem polêmico! Mas, me sinto super a vontade em dar a minha opinião. Espero que gostem do post e deem suas opiniões também. 

Um beijo,

Trimamãe