Olá meus queridos amigos!
Hoje, resolvi tirar um tempinho para falar um pouco sobre o desfralde. Ouço, com muita frequência, as pessoas falarem que devemos tirar a fralda de nossos filhos quando eles completam 2 anos de idade. Eu, particularmente, discordo. Não acho que seja a idade mais apropriada. Logo que meu trio completou 2 anos, a escola em que eles frequentavam, orientou os pais a iniciarem o trabalho de desfralde. Eu, ignorei completamente. Minha opinião a respeito é que devemos tirar a fralda quando nós (mães e pais) acharmos que está na hora certa. Vou explicar o porquê. Meus filhos, com 2 anos de idade, mal tinham começado a falar. Eles não conseguiam, ainda, pronunciar "Mamãe, quero fazer xixi". Um detalhe tolo? Talvez para alguns. Mas, para mim, fundamental. Eu sentia eles tão imaturos para tal imposição. Sim, porque é uma imposição. Você tira a fralda da criança e explica que a partir daquele momento, ela terá que fazer xixi no vaso, no banheiro.
Ela irá, com certeza, demorar a entender. Ela fará muitos xixis e cocôs na calça. E no começo, a gente entende, explica várias vezes. Mas, se esse tempo de adaptação for muito grande, acaba se tornando cansativo. Cansativo para os pais e, principalmente, para a criança também. Acho que o desfralde tem que ser um momento de mostrar para a criança que ela está crescendo, se desenvolvendo. Ou seja, na minha opinião, ela tem que entender o porquê de não poder mais fazer xixi ou cocô na fralda.
Eu iniciei o processo de desfralde do trio com quase três anos. Tirei a fralda de um de cada vez. A primeira foi a Júlia. E foi super tranquilo! Tenho certeza que fiz na hora certa. Depois da Júlia, foi a Cecília e, por último, o Tiego. O Tiego demorou um pouco mais a se adaptar com a nova fase. Ele tinha preguiça de ir ao banheiro. Mas, no final deu tudo certo. Todo o processo demorou em torno de 3 meses. Foi um alívio para os nossos bolsos... hehehe... Gastávamos, em média, de 20 fraldas por dia. Uma despesa, na época, de quase R$ 300,00 por mês.
Hoje, com 4 anos e meio de idade, eles já dormem sem fralda. Cecília e Júlia dificilmente, fazem xixi na cama. Mas, o Tiego depois que a temperatura caiu bastante no mês passado, começou a fazer xixi na cama quase que todas as noites. Temos que acordar várias vezes na madrugada para levá-lo ao banheiro. Do contrário, ele acorda todo molhado. Uma função! Mas, faz parte. Segundo, um pediatra, dos muitos que já consultamos, é normal a criança fazer xixi, eventualmente, na calça até os 5 anos.
Por isso, mamães de plantão, minhas queridas amigas! Não se sintam culpadas por não conseguirem tirar a fralda de seus filhos com dois anos. Esperem um pouco mais. Conversem bastante primeiro com a criança. Façam deste momento uma alegria a mais para eles. Uma fase de conquistas, e superação! Será muito mais fácil e tranquilo para vocês e menos traumatizante para a criança.
Sei que este assunto é bem polêmico! Mas, me sinto super a vontade em dar a minha opinião. Espero que gostem do post e deem suas opiniões também.
Um beijo,
Trimamãe