terça-feira, 28 de junho de 2016

O Desfralde

Olá meus queridos amigos!

Hoje, resolvi tirar um tempinho para falar um pouco sobre o desfralde. Ouço, com muita frequência, as pessoas falarem que devemos tirar a fralda de nossos filhos quando eles completam 2 anos de idade. Eu, particularmente, discordo. Não acho que seja a idade mais apropriada. Logo que meu trio completou 2 anos, a escola em que eles frequentavam, orientou os pais a iniciarem o trabalho de desfralde. Eu, ignorei completamente. Minha opinião a respeito é que devemos tirar a fralda quando nós (mães e pais) acharmos que está na hora certa. Vou explicar o porquê. Meus filhos, com 2 anos de idade, mal tinham começado a falar. Eles não conseguiam, ainda, pronunciar "Mamãe, quero fazer xixi". Um detalhe tolo? Talvez para alguns. Mas, para mim, fundamental. Eu sentia eles tão imaturos para tal imposição. Sim, porque é uma imposição. Você tira a fralda da criança e explica que a partir daquele momento, ela terá que fazer xixi no vaso, no banheiro. 
Ela irá, com certeza, demorar a entender. Ela fará muitos xixis e cocôs na calça. E no começo, a gente entende, explica várias vezes. Mas, se esse tempo de adaptação for muito grande, acaba se tornando cansativo. Cansativo para os pais e, principalmente, para a criança também. Acho que o desfralde tem que ser um momento de mostrar para a criança que ela está crescendo, se desenvolvendo. Ou seja, na minha opinião, ela tem que entender o porquê de não poder mais fazer xixi ou cocô na fralda. 
Eu iniciei o processo de desfralde do trio com quase três anos. Tirei a fralda de um de cada vez. A primeira foi a Júlia. E foi super tranquilo! Tenho certeza que fiz na hora certa. Depois da Júlia, foi a Cecília e, por último, o Tiego. O Tiego demorou um pouco mais a se adaptar com a nova fase. Ele tinha preguiça de ir ao banheiro. Mas, no final deu tudo certo. Todo o processo demorou em torno de 3 meses. Foi um alívio para os nossos bolsos... hehehe... Gastávamos, em média, de 20 fraldas por dia. Uma despesa, na época, de quase R$ 300,00 por mês. 
Hoje, com 4 anos e meio de idade, eles já dormem sem fralda. Cecília e Júlia dificilmente, fazem xixi na cama. Mas, o Tiego depois que a temperatura caiu bastante no mês passado, começou a fazer xixi na cama quase que todas as noites. Temos que acordar várias vezes na madrugada para levá-lo ao banheiro. Do contrário, ele acorda todo molhado. Uma função! Mas, faz parte. Segundo, um pediatra, dos muitos que já consultamos, é normal a criança fazer xixi, eventualmente, na calça até os 5 anos.
Por isso, mamães de plantão, minhas queridas amigas! Não se sintam culpadas por não conseguirem tirar a fralda de seus filhos com dois anos. Esperem um pouco mais. Conversem bastante primeiro com a criança. Façam deste momento uma alegria a mais para eles. Uma fase de conquistas, e superação! Será muito mais fácil e tranquilo para vocês e menos traumatizante para a criança.
Sei que este assunto é bem polêmico! Mas, me sinto super a vontade em dar a minha opinião. Espero que gostem do post e deem suas opiniões também. 

Um beijo,

Trimamãe  

4 comentários:

  1. Super interessante este texto e acho viável a tua ideia Taisinha. Acredito que as crianças tem o seu tempo também certo para as coisas. Não adianta atropelar ou ir atrás do que dizem. Obrigada pela leitura e por saciar minha curiosidade sobre o desfralde, embora eu esteja ainda um pouco longe desta fase. Bjos. Mundy

    ResponderExcluir
  2. Que bom Amandinha que tu gostou! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Exatamente como faço aqui Taís. Nesse verão eu viajei, Valentina ficou uns dias com minha mãe, minha vó, minha tia. E elas resolveram tentar iniciar o desfralde. (ela n tinha 2 anos!). Sei que elas fazem td de ótima vontade, mas quando voltei, vi de cara que ela não estava preparada e parei tudo na hora!Depois de um tempinho, voltei a colocar no peniquinho depois de mamar, que é certo que ela fará xixi. Mas as vezes ela n estava afim, então não colocava! Com o inverno, parei. Mto frio p ficar ali se esfriando. Agora, de um tempo p cá, tenho colocado no vaso, que ela aceita beeem mais que o penico, hoje por exemplo pediu p fazer no vaso! Estamos evoluindo! Mas, deixar sem fralda mesmo, só no verão, qdo aí sim já estará com quase três anos. E vamos indo! Adorei teu texto, me mostrou que não estou errando! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a melhor época para tirar a fralda é no verão. Ainda mais com o frio que tem feito aqui no sul. Boa sorte mãezinha! Tudo da certo no final! Obrigada pelo comentário! Bjos

      Excluir